Você conhece o livro Mogno Africano do IBF?

Livro Mogno Africano

O livro Mogno Africano do IBF

Lançado em 2018, o livro “Mogno Africano: produção de madeira nobre no Brasil” já está na 4 ª edição e foi desenvolvido pela equipe de especialistas do Instituto Brasileiro de Florestas em conjunto com profissionais renomados do mercado acadêmico. O objetivo principal do livro é levar o conhecimento da produção de madeira nobre para todos atuais e futuros silvicultores que investem na cultura do Mogno Africano.

O livro “Mogno Africano: produção de madeira nobre no Brasil”

O livro “Mogno Africano” traz um rico material referente a cultura desta madeira nobre. O leitor é convidado a conhecer a variedade da espécie, o histórico no Brasil, a implantação, a manutenção da floresta e o planejamento financeiro. Com muitas imagens, gráficos e tabelas, a obra é completa para aqueles que desejam entender mais sobre o assunto.

A implantação e manutenção florestal do Mogno Africano

Com a experiência prática do IBF, o livro apresenta um capítulo apenas sobre a implantação e manutenção florestal, abordando todos os detalhes para o bom cultivo da espécie. Desde a elaboração do plano de trabalho até a mensuração dos recursos necessários, como mão de obra, insumos, transportes, canteiro de obras, maquinários e equipamentos.

É descrito também sobre os espaçamentos mais adequados a serem seguidos e o preparo do local. São abordadas as etapas da avaliação da fertilidade do solo e métodos como o zigue-zague, muito utilizado pelos pequenos produtores. De forma didática é demonstrado resultados de análises e o significado de cada quadro do relatório.

Na etapa do preparo do solo, o leitor pode colher informações referente a correção do solo, o funcionamento do cultivo com a operação manual e também a mecanizada. O passo a passo do plantio é ilustrado com imagens e a descrição detalhada das ações, facilitando para quem quer entender e realizar todo processo.

Para finalizar, o livro traz o funcionamento do controle de pragas e doenças, controle de competidores, podas, manejo e a mensuração florestal. Tudo disponibilizado com imagens que exemplificam e demonstram as etapas a serem seguidas.

O planejamento financeiro do plantio de Mogno Africano

O planejamento financeiro não poderia ficar de fora deste conteúdo, afinal é um dos questionamentos mais realizados por aqueles que pretendem investir na cultura do Mogno Africano.

Neste capítulo é demonstrado dados sobre o crescimento do mercado da madeira nobre com o acontecimento do chamado apagão florestal. O apagão florestal diz a respeito da diminuição da produção de madeira e da extração e o aumento da demanda das madeiras nobres. Gráficos com estimativas demonstram claramente a queda da oferta de madeira.  

É apresentada uma comparação com gráficos e tabelas entre os principais investimentos do mercado financeiro em relação ao Mogno Africano. A comparação é feita entre poupança, CDB – Certificado de Depósito Bancário, LCI – Letras de Crédito Imobiliário, LCA – Letras de Crédito de Agronegócio, Fundo D. I e Tesouro Direto.

Neste capítulo, também é demonstrada a estimativa de fluxo de caixa, de produtividade, todo resumo financeiro e por fim o resultado de uma pesquisa nacional de mercado.

Os autores do livro

Solano Aquino: Diretor, presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). Formado em Biologia, especialista em manejo florestal com experiência em reflorestamento comercial de madeira nobre.

Higino Aquino: Fundador e diretor de Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). Formado em Administração de Empresas. Consultor sênior com experiência em planejamento e gestão de projetos florestais com espécies arbóreas nobres e nativas.

Wiliam Aquino: Fundador e diretor de Comunicação do IBF. Especialista em Administração de Negócios e Marketing fundador da plataforma Só Mogno, portal criado para promover o comércio de madeira de Mogno Africano.

Antônio Lelis: Mestre em Ciências Florestais e Doutor em Engenharia Florestal. Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV), leciona disciplinas ligadas à área de silvicultura para graduação e pós-graduação.

Renata Brito: Economista e Contabilista pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Gerente financeiro do IBF com mais de 6 anos de experiência sobre educação financeira e fiscal.

Daniel Teixeira: Engenheiro Agrônomo (2013), mestre (2015) e doutor (2019) em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Laércio Couto: PhD. em Ciência Florestal pela Universidade de Toronto, Canadá. Docente da Faculty of Forestry da University of Toronto, CA.

Onde adquirir o livro “Mogno Africano: produção de madeira nobre no Brasil”

Se você quer se aprofundar no assunto do cultivo do Mogno Africano, esta é a obra mais completa e indicada. Participe também do Workshop de Mogno Africano, o maior evento da cadeia produtiva da espécie. A interação entre profissionais, especialistas e investidores, proporciona uma rede capaz de otimizar todo processo de implantação e de manejo desta cultura, além de profissionalizar o investimento florestal no país.

Adquira seu exemplar com FRETE GRÁTIS.