QUEM SOMOS
MISSÃO
florestas exóticas nobres para fins
VISÃO
Ser um centro de referência nacional e
internacional no setor de florestas
plantadas nobres e nativas.
VALORES
– Respeito ao Meio Ambiente
– Responsabilidade Socioambiental
– Eficiência e Eficácia
– Ética e Transparência
– Rigor Científico
HISTÓRICO
Em 2006, os irmãos Aquino fundaram o IBF – Instituto Brasileiro de Florestas por meio do apoio exclusivo de empresas privadas e dos recursos provenientes da venda de mudas nativas, após diversas viagens de pesquisas e estudos pelos biomas do Brasil e países da América Latina. A proteção ambiental e o empreendedorismo social são marcas registradas da família. Desde sua fundação, o IBF se especializou em encontrar soluções inovadoras para florestas de madeira nobre.
O histórico registra grandes projetos de restauração de áreas degradadas voltados à conservação dos recursos naturais, principalmente de plantio de árvores nativas para a restauração de áreas de preservação permanente (APP) e sequestro de carbono.
A sede administrativa localizada em Londrina/PR é responsável pela central de atendimento aos clientes e atividades de gestão dos projetos, enquanto o escritório de comunicação localizado em Curitiba/PR, responsabiliza-se pelo suporte criativo e TI. Atualmente, o IBF atua com o centro produtivo de espécies nativas e exóticas em Apucarana/PR, além de contar com as bases operacionais em Oliveira Fortes/MG e Pompéu/MG.
EQUIPE
Solano Martins Aquino
Diretor Presidente
Higino Martins Aquino
Wiliam Martins Aquino
Renata Brito
Tiago Rincoski
Departamento Comercial
Gilberto Capeloto
Comercial
Natasha Prado
Comercial
Silmara Oliveira
Comercial
Júlia Gomes
Lucimara Venâncio
Desenvolvimento
Ana Karla
Desenvolvimento
Taís Domingues
Bianca Dias
Desenvolvimento
Bethânia Nardi
Comunicação e Marketing
Marina Campos
Comunicação e Marketing
Douglas Batista
Draelly Murasky
Larissa Sousa
Comunicação e Marketing
Brunno Terada
Dafini Moraes
Financeiro
Raquel Gutierres
Financeiro
Mayara Camargo
Financeiro
Ana Beatriz
Lucinéia de Paula
Patrícia Santos
O Pacto Global foi criado pelas Nações Unidas tendo como premissa o fornecimento de diretrizes atreladas ao crescimento sustentável e da cidadania de forma não regulatória, por meio da mobilização de comunidades empresariais internacionais a adotar medidas voltadas à boas práticas empresariais, regidas sob a ótica de 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.
No contexto do IBF, dizem respeito ao meio ambiente os princípios 7, 8 e 9:
7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios os ambientais;
8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e
9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
O IBF é signatário do Pacto Global desde o dia 20 de julho de 2010 e direcionando suas atividades de Restauração Florestal, além de ser um agente que busca soluções em parcerias com organizações – tanto do 1º quanto do 2º e 3º setores – que tenham interesse em promover ações socioambientais. Quem integra o Pacto Global também assume a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade.