Conheça a consultoria florestal para plantio de mogno africano

Consultoria Florestal

Consultoria florestal para plantio de mogno africano

Você já possui uma área e quer realizar o investimento em florestas comerciais de mogno africano, mas não sabe por onde começar? Com mais de 15 anos atuando no mercado de florestas, o IBF oferece a consultoria florestal que conta com uma equipe de especialistas que pode te auxiliar em todas as etapas de planejamento, execução, manutenção e colheita. Confira as vantagens e etapas dessa consultoria.

Vantagens da consultoria florestal

A consultoria florestal ou assessoria florestal é um serviço completo de apoio técnico que facilita todo processo de plantio, monitoramento e exploração. A equipe de especialistas colabora diretamente para realização das ações, facilitando o desenvolvimento das etapas necessárias e apresentando atalhos para o cultivo de florestas de mogno africano.

Existem vários benefícios de aderir a uma consultoria florestal para plantio de florestas comerciais. Dentre as vantagens, a principal é poder contar com especialistas experientes e ter a consciência de que não é necessário ter tanta prática em silvicultura, afinal de contas, a assessoria guiará para que sua floresta tenha a maior produtividade possível, fugindo de erros comuns de um negócio florestal.

Outras vantagens que a Consultoria Florestal do IBF merecem destaque são:

  • Acesso há um planejamento personalizado de acordo com as particularidades de cada produtor;
  • Referencial técnico ilustrado e detalhado de todas as ações;
  • Cronograma de atividades 
  • Coleta e análise de solo, para  interpretação de dados e possíveis correções;
  • Indicação de fornecedores de insumos, equipamentos e maquinários;
  • Visitas técnicas.

Como funciona a assessoria florestal para o plantio de florestas nobres?

Nossos especialistas realizam uma visita inicial na propriedade em que acontecerá o plantio. As visitas técnicas são definidas conforme disponibilidade dos consultores e clientes. Neste primeiro momento, haverá a coleta de solo e checagem das condições edafoclimáticas da área para realizar as correções necessárias antes de realizar a implantação da floresta. 

Após realizado o diagnóstico geral da propriedade, incluindo a disponibilidade de mão de obra, características do solo, relevo, logística perante fornecedores e escoamento do produto final, será entregue o referencial técnico.

O referencial técnico contém o plano operacional, o plano financeiro, o estudo de mercado e o cronograma de execução. Cada uma dessas etapas é estudada e analisada segundo as individualidades de cada produtor.

No plano operacional são definidas as pesquisas de solo, os manejos, análise da capacidade produtiva, processos operacionais, avaliação para melhoria de produtividade, minimização de conflitos e riscos.

Já no plano financeiro são apresentadas as estimativas de investimento fixos, investimentos pré-operacionais e totais. Levantamento de custo unitário da matéria prima, materiais diretos e terceirizações que podem ser necessárias, como mão de obra. Todos os custos operacionais são averiguados para oferecer um demonstrativo de resultados, com indicadores de viabilidade, pontos de lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno do investimento.

A análise de mercado avalia os fornecedores, tabelas de preços e estruturas para comercialização, oferecendo uma visão geral do negócio para o investidor.

Por fim, o cronograma de todo processo é definido, facilitando e guiando passo a passo o plantio e monitoramento do cultivo.

Em resumo, dentre as ações da consultoria florestal para plantio de florestas estão:

  • Coleta de solo da área;
  • Análise de solo (Macro + Micro + Matéria Orgânica);
  • Interpretação das análises;
  • Diagnóstico e receita de correção de solo;
  • Criação de um cronograma de atividades em conjunto com o produtor;
  • Criação de cronograma financeiro da atividade com despesas e receitas;
  • Criação de lista de compras inicial;
  • Orientação de aquisição de insumos, equipamentos e maquinários;
  • Orientações para recrutamento, terceirizações e aluguéis de máquinas e equipamentos;
  • Orientação para realização das atividades propostas no cronograma;
  • Capacitação (facultativa) por meio da participação dos proprietários e/ou colaboradores responsáveis no curso prático de criação de florestas;
  • Criação de um referencial com as informações produzidas durante este trabalho;
  • Elaboração da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Consultoria florestal para florestas de Mogno Africano

Um dos diferenciais do IBF é a especialidade no plantio de Mogno Africano. A equipe está a frente da gestão de mais de 1.500 hectares de cultivo da espécie e colabora para o aumento da produção em todo o país.

Além da experiência prática, o IBF também publicou o livro “Mogno Africano: produção de madeira nobre no Brasil” que apresenta todo processo para o cultivo da espécie e uma análise do planejamento financeiro para o desenvolvimento do plantio. Você pode ler mais sobre o livro, neste artigo.

Com o aumento da demanda de madeiras nobres, o mogno africano se destaca por sua qualidade final e facilidade de manejo. Hoje é uma das espécies mais valorizadas no mercado nacional e internacional, fazendo com que o seu cultivo seja a escolha principal de grandes investidores.

Antes iniciar no seu investimento, é muito importante ter em mente quanto será necessário investir e também qual o retorno financeiro que este projeto trará. A consultoria florestal do IBF pode simplificar o caminho e auxiliar para o bom desenvolvimento do cultivo em todas as etapas.

Quer saber mais detalhes sobre nossa assessoria florestal? Baixe nossa proposta de assessoria florestal e fale com um de nossos especialistas.

Confira um Dia de Campo realizado numa floresta assessorada pelo IBF: