Reflorestamento é um investimento?

Reflorestamento é um investimento?

Investimento em reflorestamento

A pergunta é “Reflorestamento é um investimento?” Tem se falado muito deste assunto atualmente, contudo, o reflorestamento é visto apenas para finalidade de conservação e preservação de matas nativas ao invés de reflorestamento voltado para finalidade comercial, que seria o plantio de árvores com aptidão para produção de celulose, madeira, resina entre outros produtos e subprodutos. 

Ao se tratar de investimento em reflorestamento, surge a seguinte dúvida: será que realmente é um investimento com potencial de ser lucrativo? Neste artigo, você irá entender porque reflorestamento é um bom negócio!

Quanto vale um reflorestamento

Como sabemos, há dois tipos de reflorestamento: o homogêneo e heterogêneo. O povoamento homogêneo é aquele que há o plantio de uma única espécie de planta, geralmente voltado para o comércio da matéria prima madeireira e não madeireira. Já o povoamento heterogêneo é destinado para a restituição de uma mata nativa, a qual há o plantio de várias espécies diferentes. Em ambas as modalidades é possível obter lucro.

Para se obter retorno financeiro com o reflorestamento heterogêneo é comercializado um espaço da propriedade rural, seguindo alguns critérios para o sequestro de carbono, que é vendido para indústrias e empresas que necessitam neutralizar a emissão de gases poluentes. Enquanto no reflorestamento homogêneo é possível comercializar toda a matéria prima produzida.

O lucro do reflorestamento homogêneo pode variar de acordo com a espécie plantada. Uma das espécies com maior rendimento financeiro é o Mogno Africano, que produz matéria prima madeireira. O valor por metro cúbico da madeira é de R$ 2.500,00 a partir do 17º ano de plantio.

Espécies como o Mogno Africano, quanto mais tempo levar para realizar o corte, maior é o valor da matéria prima. Assim, se você está pensando em um investimento a longo prazo, o reflorestamento com Mogno Africano é ideal, podendo ser  a garantia da aposentadoria verde e uma excelente oportunidade de negócio.

O crescimento da demanda de matéria prima madeireira e não madeireira

Hoje, todos estão pensando no futuro financeiro devido a situação atual referente a previdência, pois com tantas mudanças é difícil contar com algo que não sabemos como será. Daí, surgem os pensamentos e as ideias para garantir uma renda no futuro e não depender apenas da aposentadoria comum.

As ideias principais giram em torno da previdência privada, adquirir imóveis e bens, investir em um negócio próprio ou em um reflorestamento. De todos estes, o reflorestamento é o que mais ganha destaque devido ao crescimento repentino de demanda no mercado.

De acordo com o WWF Brasil a demanda por madeira deve triplicar até 2050, precisando de pelo menos 250 milhões de hectares de novas plantações de árvores para suprir esse mercado.

Esse número revela o grande crescimento da demanda por matéria prima madeireira para os próximos anos, comprovando que investimento no reflorestamento comercial é um bom negócio.

O WWF Brasil aponta que diante de tamanha demanda, plantar florestas comerciais também colaborará para evitar o desmatamento das florestas naturais.

Como investir em reflorestamento

Para lucrar é necessário investimento em torno de 28 mil reais por hectare para implantação de uma floresta. Se você já possui uma área para o plantio, é importante analisar qual espécie é apta para o plantio naquele local em relação à fertilidade do solo, ao clima, ao relevo, entre outras variáveis. Para isso é necessário um planejamento que constará o espaçamento entre as plantas, a quantidade a ser plantada, o preparo da terra, o cronograma de cortes e outras ações necessárias. Tudo será planejado passo a passo para que o plantio tenha alta produtividade  

Contudo, vale ressaltar que os valores variam de projeto para projeto devido às peculiaridades que cada propriedade rural apresenta. Para se ter uma ideia de quanto será necessário para iniciar baixe nossa planilha gratuita de investimento em mogno africano.

Caso você ainda não tenha uma área para o plantio ou está a procura, é possível encontrar fazendas à venda na região de Minas Gerais ideais e preparadas para o cultivo do Mogno Africano. Para mais informações sobre essas fazendas comercializadas sob o CRECI n. F30922 de Nylmara Baierski, baixe nosso material gratuito

Se você já tem a área, então fica ainda mais simples. Basta um bom preparo do solo, listar o cronograma de execução e treinar a mão-de-obra. Você pode contar com nossa equipe especializada para realizar o planejamento da sua floresta. Entre em contato conosco aqui.

Diante de todos esses pontos apresentados, em especial o crescimento da demanda por madeira e o alto valor de retorno, é possível concluir que o reflorestamento é um ótimo investimento, podendo ser considerado um dos mais visados no momento.